Minha foto
Música, divulgações, diversões, meio ambiente, cultura, divagações e boas conversas. Não necessariamente nessa ordem :-)

Interior



O “Interior” de Marianna Leporace - por ALAN ROMERO


Cercado de grande expectativa, o CD Interior de Marianna Leporace chega ao público com a promessa de ser o seu trabalho mais íntimo. Trata-se de um disco com uma história peculiar porque foi produzido e gravado sem pressa, ao longo de doze anos.

A intensa vida artística de Marianna impôs outras prioridades, mas ela nunca abandonou este projeto, iniciado em 1999. Neste meio tempo, a cantora produziu uma obra discográfica notável composta de nove álbuns aclamados pela crítica especializada. Entre eles, destacam-se A Canção, a Voz e o Violão, em duo com o violonista Willians Pereira; e São Bonitas as Canções, com as parcerias de Chico Buarque e Edu Lobo feitas especialmente para o teatro.

A lenta gestação de Interior permitiu que fosse lapidado em cada detalhe, atingindo um elevado nível de elaboração. “Esse disco é quase uma saga e nela se traduz a história de minha vida. Interior é tudo que aprendi, vi e sorvi por esse país e do caminho que trilhei  pela vida afora”, assim traduz Marianna o conceito deste trabalho. “É absolutamente auto referente, o Interior do título é mesmo uma ilustração dos meus interiores diversos, das minhas referências, da minha criação, dos meus relacionamentos na música, na vida”.

São doze as canções que Marianna reuniu para contar a sua história: “Eu trouxe uma mala cheia de músicas que desde sempre me acompanharam”. No repertório, todos reconhecerão um clássico absoluto, Vento Bravo de Edu Lobo e Paulo César Pinheiro, ao lado de pérolas nada óbvias assinadas por dois grandes nomes: Água, Mãe Água, de João Bosco; e Gandaia das Ondas e Pedra e Areia, de Lenine. Mas não se pense que este é mais um disco de releituras de clássicos dos medalhões da MPB. As demais canções são de autores mais conhecidos pelo público familiarizado com a cena independente, como Rodrigo Maranhão, Daniel Gonzaga, Alexandre Lemos, Yuri Popoff e Emerson Mardhine.

São amigos e parceiros de longa data como Alexandre Lemos, cujo CD autoral Lucidez foi inteiramente interpretado por Marianna. É ele quem fala sobre a sonoridade de Interior: “O que se ouve no disco de Marianna é a reinterpretação dessa complexa brasilidade onde ritmos quase tribais marcam o tempo de harmonias e arranjos tão bem cuidados quanto contemporâneos.” E completa: “É de interiores que ele fala, do coração, da terra, e vejam só, das águas doces e salgadas que, belas em sua natureza de espelhar o céu, escondem o tempo e a luz em suas profundezas sonhadas.”

Emerson Mardhine e Paulo Brandão formam o núcleo criativo responsável pelo conceito sonoro do disco, em parceria com Marianna. Eles assinam a maioria dos arranjos, revestindo cada canção com uma personalidade própria, mas conseguindo a unidade no conjunto. São paisagens sonoras contrastantes, que vão do cheiro de terra molhada em Interior (Rodrigo Maranhão) à iluminação zen de O Velho e o Rio acariciada pelo piano de Sheila Zagury, passando pela guitarra virtuosa de Paulo Muylaert em Tivéssemos Tempo (Emerson Mardhine / Marcelo Sandmann). Mas há também importantes contribuições de arranjadores convidados. Marcos Alves teceu um delicado bordado camerístico para o grupo Maogani interpretar A Sereia e o Marinheiro (Emerson Mardhine/Etel Frota). É de Mauro Perelmann o delicioso arranjo vocal para o Folia de 3 acompanhar Marianna em Gandaia das Ondas / Pedra e Areia (Lenine). E há ainda o luminoso arranjo de cordas da Délia Fischer no congado mineiro Ar e Vendaval (Yuri Popoff/Alexandre Lemos). É uma surpresa a cada faixa neste disco onde não há lugar para a monotonia.

A voz de Marianna brilha emoldurada pela interpretação de grandes músicos. Nenhum deles está ali por acaso: “A presença da maioria dos músicos e autores é também uma representação da minha história musical”. Melhor exemplo é Fernando Leporace, irmão da cantora, baixista e compositor com presença marcante na música brasileira de qualidade desde os anos 60.

João Bosco faz uma participação luxuosa em sua composição Água, Mãe Água, agregando o vocal que é sua marca registrada, que faz belo contraste com a voz de Marianna.

Este CD há tempos vinha sendo aguardado pelos fãs da cantora, que há muito o cobravam nas redes sociais. Chegou a hora do público mergulhar no Interior de Marianna Leporace. A viagem começa pela apreciação do belíssimo projeto gráfico, assinado por Chris Lima, utilizando peças do artesanato brasileiro, patchwork e azulejaria. Na capa, doze fotos de Marianna - uma para cada canção - forma uma mandala em espiral que traduz o conceito deste trabalho. O CD chega agora às lojas abrindo uma temporada de shows de lançamento. Os cariocas tiveram o privilégio de vê-lo em primeira mão, no dia 6 de setembro de 2011 no Teatro Rival. 

O SHOW
Para o show a cantora acrescentou mais algumas canções que se encaixam perfeitamente ao conceito do projeto, como por exemplo “Assentamento” de Chico Buarque, "Milagre dos Peixes" de Milton Nascimento e Fernando Brant e "A Benção" do compositor paulista Celso Viáfora. 
Neste trabalho, Marianna Leporace canta acompanhada por Emerson Mardhine (direção musical, baixo, voz e violão), Felipe Poli (violão), Guilherme Hermolin (flatas) e Luisinho Sobral (percussão). 

REPERTÓRIO
01. A Benção (Celso Viáfora)
02. Interior (Rodrigo Maranhão e Beto Valente)
03. Ar e Vendaval (Yuri Popoff e Alexandre Lemos)
04. Tivéssemos Tempo (Emerson Mardhine e Marcelo Sandmann)
05. O Velho e O Rio (Ricardo Mansur)
06. Gandaia das Ondas / Pedra e Areia (Lenine e Dudu Falcão)
07. Carrossel (Emerson Mardhine e Alexandre Lemos)
08. Sereia e Marinheiro (Emerson Mardhine e Etel Frota)
09. Água, Mãe Água (João Bosco)
10. Navegante (Fernando Leporace e Alexandre Lemos)
11. Perdido no Meio das Ondas (Daniel Gonzaga)
12. Milagre dos Peixes (Milton Nascimento e Fernando Brant)
13. Fazer a Mala (Fernando Leporace e Dilma Lóes)
14. Assentamento (Chico Buarque)
15. Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro)
Duração: 1h e 15min
Classificação: Livre


CLIPPING



Ancelmo Góes - O Globo

Caderno Zona Sul


Eduardo Girão - Diário de Minas

Irlam Rocha Lima - Correio Brasiliense

Luiz Fernando Vianna - O Globo

Revista Isto É 
Maira Salles - Jornal do Commércio

Destak 







2 comentários:

  1. Conhecendo ainda mais sobre a trajetória de Marianna Leporace!!

    ResponderExcluir
  2. Fernando! Que prazer receber a sua visita por aqui também! Seja bem-vindo :-)
    Você tem facebook? Pode me adicionar por lá pra ficarmos em contato por lá também.
    Muito obrigada e um beijo

    ResponderExcluir

Translate