Minha foto
Música, divulgações, diversões, meio ambiente, cultura, divagações e boas conversas. Não necessariamente nessa ordem :-)

domingo, 24 de março de 2013

Salve o Assacu!


Foto:Clóvis Castro


Hoje fizemos mais um movimento pela preservação do Assacu, árvore centenária que mora na Rua Pompeu Loureiro em frente ao número 94, em Copacabana. Há semanas um grupo de moradores da rua tenta impedir o sindico desse prédio de derrubar a árvore que está ali há mais de 120 anos! Um crime ambiental sem precedentes, uma tristeza muito profunda pra quem, como eu, passou a vida aproveitando sua sombra refrescante e observando a sua exuberância verde. Não podemos deixar que isso aconteça!!!

Pra você que chega agora entender o caso:

No dia 03 de março, a pedido do sindico do prédio de número 94 da Rua Pompeu Loureiro, a Fundação Parques e Jardins enviou a Comlurb (???) para derrubar, a golpes de motosserra, uma árvore centenária da espécie Hura Creptans – Assacu / Açacu, uma árvore amazônica, com propriedades medicinais, que pode atingir até 30 metros de altura e que vive na nossa rua muito antes de tudo ali existir! 

Essa árvore fazia parte do terreno da casa do Sr. Otto Schuback, que quando vendeu a propriedade, teve o cuidado de registrar no cartório um documento garantindo a preservação da árvore. Foi construído portanto, um edifício recuado, obedecendo o acordo com o antigo proprietário.

Vai dai que tempos depois, uma garagem marota, um "puxadinho", foi construído e invadiu o espaço do Assacu. Sabe-se lá de que maneira deu-se essa obra, porque a árvore com o tempo foi envergando (apesar de não oferecer perigo, segundo consta no laudo que temos em mãos) e as paredes da tal garagem começaram a sofrer algumas avarias. O sindico então, sem avisar ninguém, achou melhor arrancar a antiga moradora a machadadas para que ela parasse de "atrapalhar" a construção que não deveria estar ali!

Não fosse um grupo de moradores que prontamente correu para acudir a árvore e impedir seu assassinato, nossa Assacu a essa altura estaria totalmente destruída.

Aqui a árvore já mutilada




Foto: Marianna Leporace

No domingo seguinte fizemos um movimento em frente a árvore para recolhermos assinaturas pro abaixo-assinado que continua a circular tanto fisicamente quanto online.

Foto: Clóvis Castro


E hoje (domingo, 24 de março), foi mais um dia de manifestação pacifica em prol da nossa nobre causa. Aguardamos um laudo mais aprofundado que nos indique a sua real situação, o tamanho do estrago feito e o que podemos fazer e esperar daqui pra frente.

Não podemos deixar que derrubem essa árvore sem um argumento muito razoável, porque a garagem avariada não deveria estar ali, a árvore, apesar de torta, não vai cair em cima de ninguém e pra finalizar, a informação bombástica: a árvore foi tombada em 2006 pelo então prefeito César Maia!!!
Ou seja, nada justifica essa insanidade! 

Portanto é vital que sigamos recolhendo assinaturas e com as manifestações que envolvem cada vez mais pessoas interessadas na preservação do Assacu e das árvores da cidade, cada dia mais ameaçadas!

Participe você também, assinando e divulgando a nossa causa!!!

Assine aqui! 

OBS: Sou obrigada a colocar um adendo nesta publicação, pois acabei de receber esse video de meu amigo Nanau de presente que além de ilustrativo,  é muito legal! :-)
Assista aqui! 

20 comentários:

  1. Marianna e visitantes, com a construção do prédio Um muro de 18 andares) a árvore se reposicionou para alcançar maior exposição à radiação solar que a permite fotossintetizar com o máximo de seu potencial....logicamente as raízes se reforçaram na posição contrária, por ação inteligente própria da árvore na parte inversa onde há o puxadinho e quebrou um simples muro que não tem função estrutural...e, como você disse, não tinha de estar ali esse puxadinho....os 30 metros de altura tem correspondência em 30 metros de raiz pivotante...uma solidez própria de árvore amazônica e que nos brindou com seu reposicionamento nos fornecendo mais oxigênio....muito legal você colocar isso na sua página !!!!! você é muito especial por isso !!!

    ResponderExcluir
  2. Helio, antes de mais nada, muito obrigada pela sua visita e pelo comentário em minha nova página. Como esse mundo é muito interessante, vc que é meu super novo amigo foi o primeiro a deixar aqui um recado pra mim, isso é muito legal!
    Como vc disse, a arvore foi procurar seu espaço, seu lugar ao sol, certamente, mas me pergunto se não houve tb algum tipo de "barbeiragem" na hora da construção dessa garagem maldita. Não sei se um corte errado em sua raiz, algo que tenha estimulado um pouco esse deslocamento dela. Não sei mesmo, são suposições, mas acho que temos que investigar tudo, né?
    Um grande beijo e muito obrigada! Salve o nosso Assacu!

    ResponderExcluir
  3. Marianna, é importante sim verificar tudo sim. A garagem tem um piso tipo radier - é um termo técnico de engenharia - talvez de 15 a 20 centímetros de profundidade. Esse radier é feito de ferragens e cimento usinado. Mesmo que possua algumas vigas de sustentação, mais profundas, apenas em alguns locais, alcançando talvez 1,5 metro, a raiz pivotante não sofreu influência pois está exatamente abaixo dela e se projeta diretamente para o fundo. As raizes irradiantes, mesmo que parcialmente afetadas, se recompõem e contornam as estruturas de cimento. O laudo da comissão multidisciplinar que foi decidida na reunião ocorrida na Fundação Parques e Jardins, em 22/03/2013, vai nos posicionar quanto a estas questões de equilíbrio da árvore, vamos dizer assim, mecânicas, e o mais importante sobre a condição fitossanitária da árvore (a saúde dela). Sobre a parte fitossanitária não posso falar pois não sou especialista. Mas, na parte de comportamento ambiental da árvore eu dou minha opinião pelo que estou literalmente vendo. A árvore, como um ser vivo, dotado de inteligência específica, nos brinda com sua capacidade de adaptação (o Assacu tem excelente capacidade de adaptação). Ou seja ela nos diz: olá amigos, como vocês precisaram fazer este prédio (muro de 18 andares), eu vou me reposicionar para poder alcançar maior claridade e continuar a fotossintetizar, ok?...continuaem respirando". Um beijo e muito sicesso para você !!!

    ResponderExcluir
  4. Fico mais feliz com a sua explicação. Bom conversar com quem entende do assunto mais profundamente, com dados mais técnicos. Que bom saber que ela é resistente e que pode sair desse "ataque" bem e com saúde. Vamos torcer pra isso, que esteja tudo bem e que ela possa se recompor sossegada.
    Um beijo grande e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Alô Marianna, fiz um vídeo do encontro de hoje para salvar o Assacu, da uma olhada "http://youtu.be/glhmwEle18w".
    Muito boa manifestação! Vamos torcer pela vida do Assacu! Que Deus nos ajude!!!!
    Valeu Bjs
    Nanau

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanau, que legal ter vc por aqui! Então vc estava hoje na nossa manifestação? Como não te vi por lá? Vou te colocar no nosso grupo do facebook!
    Vou ver seu video e levar pra galera.
    Um beijão e muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Nanau! Respondi antes de ver o video!!! Mas menino que surpresa absoluta, pq além de eu não ter te visto vc ainda me filmou na calada hahahahah
    Adorei, meu querido, muito obrigada pelo carinho!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ter você na luta conosco !!!
    Não vamos parar, afinal, o ASSACU é nosso,
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu estou aprendendo muito com vcs e com a árvore.

    ResponderExcluir
  10. Flavia e Mauro, muito obrigada pela visita, pela mensagem e pela gentileza!
    Estamos todos juntos e aprendendo muito com essa árvore, uns com os outros e com esse movimento. Ele já está nos dando muitos frutos bons, muitos amigos novos que chegam, pessoas que estão no mundo com o olhar voltado para uma mesma direção. Isso é muito gratificante.
    Um grande beijo e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Isso, Claudia, muito obrigada pela mensagem e pela visita!
      Um beijo grande

      Excluir
  12. Mari,
    Isso é tão louco que a matéria que saiu na revista O Globo não falava nada sobre esse "puxadinho" e me pareceu meio tendenciosa, pro lado desse tal síndico...
    Enfim, vamos em frente! Você tem meu apoio, claro!
    Beijos,
    Danny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Danny, na matéria o sindico se vitimiza, tira um pouco o dele da reta, diz que não era intenção "derrubar" a árvore. Mas era sim, era isso que ia acontecer, se os moradores não chegassem a tempo de salvar a bichinha.
      E o "puxadinho" é a garagem propriamente dita que foi construída bem depois e que passou por cima do documento lavrado em cartório que garantia a integridade do assacu.
      No domingo faremos um sarau aqui na praça Eugenio Jardim e adoraria se vc viesse :-)
      Beijos

      Excluir
    2. Obaaaa, Dannysita, vai sim, vai ser bem legal e bem informal tb. Vc vai conhecer muita gente bacana, que está nessa "missão" comigo :-)
      Beijos

      Excluir
  13. Vida longa ao Assacu!!!!! Etel, assacuzeira por correspondência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, minha querida Etel! Bom te ver por aqui e torcendo pelo nosso assacu!!!! beijos muitos e volte sempre!

      Excluir
  14. Temos que preservar o verde, assim como preservamos a nossa própria vida
    Amar a natureza faz bem coração
    A natureza é o maior patatrimônio da humanidade
    Preserve, o o coração ou força da caneta, mas machado não
    Mas vale uma ver uma árvore em pé, do que ver mil e umas caídas

    ResponderExcluir
  15. É isso ai, homem planta!
    Seja bem-vindo e volte sempre!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Translate