Minha foto
Música, divulgações, diversões, meio ambiente, cultura, divagações e boas conversas. Não necessariamente nessa ordem :-)

sábado, 5 de novembro de 2016

Estação da Leitura - Congonhas do Campo (MG)


Quim Cordeiro é uma usina de ideias. Um artista que cria, pensa e produz sua arte com o olhar sempre voltado para o social. Tudo que ele faz é grande, belo e em prol de muita gente. Assim é o projeto Estação da Leitura, que consiste em estimular o hábito de ler em crianças e adultos. Já são três anos que sua produtora Arte a La Carte em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Djalma Andrade, levam ao público de Congonhas do Campo (MG), sua cidade natal, e imediações, obras que são lidas em voz alta, com debates, com a presença dos autores, com troca de ideias, com a participação ativa da população. Lindo, emocionante, enorme em sua proposta. O formato é simples, um leitor-guia vai conduzindo a leitura, criando uma atmosfera envolvente, uma ambiência que aguça a curiosidade dos presentes pela história que está sendo contada. Pode-se chegar ao fim ou não, mas o que interessa é o despertar, é criar um campo fértil para que o habito da leitura flua e se estabeleça. Depois de lido o texto, um bate-papo descontraído, uma troca de ideias entre leitor e plateia para fechar com leveza e descontração.
Eu tive a honra de receber, desse criador iluminado, o convite para ser leitora guia do projeto esse ano e lá fui eu para aquela que seria uma de minhas mais singulares aventuras! Fizemos o projeto na estação de trem de Lobo Leite, uma cidade vizinha à Congonhas, um lugar lindo e inspirador. Li algumas histórias ficcionais do livro “Histórias Naturais” de Marcílio França Castro, livro esse que recomendo fortemente, pela grande obra que é. Marcílio é criativo, inteligente e seu livro é instigante e bom de ler. Vale a pena.

Junto com Quim, uma equipe afiada de gente querida contribuiu ainda mais para que esses dias em Minas fossem inesquecíveis! Renan, Robson, Janice, Beatriz, Efigênia, Bruno, Tiago, além de Sandra, minha fiel “Dona Zênitha” que foi comigo. Para dar ainda mais tempero aos dias de alegria, contamos também com os carinhos e gentilezas de Perpétua, Marly, Seu Joaquim, Bernadete,  quase toda a família Cordeiro. Pedro Cordeiro e Luiza Castelani se apresentaram com o lindo e mágico “Trem de Histórias” para as crianças,  depois da leitura do livro “Castelos, Princesas e Babás” de Léo Cunha, por Regina Bahia. Para coroar, fechando os três dias de projeto, ainda cantei ao lado do sensível e talentoso violonista, Fellipe Marlon, algumas canções de meus trabalhos e muita música mineira no cenário mais que perfeito! Honra, alegria, alma lavada! Que esse trem siga por todas as estações onde mentes abertas e corações quentes possam receber esse lindo presente literário! Projeto tão básico, necessário,  simples e feliz! Muito obrigada, querido Quim!

2 comentários:

  1. Nós é que agradecemos sua disposição e generosidade em acolher cada um dos participantes e colaboradores com sua riquíssima e encantadoa trajetória de vida como cidadã e artista. Muitas outras viagens nos aguardam. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma das coisas mais incríveis que já fiz em toda a minha vida! Foi muito emocionante!!!! Que venham muitas estações, muitos trens, muitas histórias e muita alegria em nossas caminhadas! Um beijo enorme!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Translate