Minha foto
Música, divulgações, diversões, meio ambiente, cultura, divagações e boas conversas. Não necessariamente nessa ordem :-)

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Isso e Aquilo - Jackie Hecker

Bom, nesse movimento de atualizar o blog, reler textos antigos para reaproveitar e escrever novos, achei esse aqui que escrevi no Natal de 2006. Jackie Hecker me pediu que enviasse novamente para ela e achei mais bacana publicar. Assim fica aqui uma dica de música boa atemporal e ao mesmo tempo atendo o pedido da minha amiga. Jackita esse vai pra você, com amor!



Tarde de Natal, muitos afazeres culinários. Reservo o dia para me ocupar dos petiscos e consigo fico só em casa, coisa rara em dias repletos de amigos e familiares comemorando por todos os cantos o ano que está acabando. Tenho uma longa tarde lavando frutas, as verduras para a salada da ceia, fazendo tortas que são as minhas especialidades.

Como estou só, posso escolher à vontade a trilha sonora que vai me acompanhar tarde adentro. Ouço vários CDs de compositores diversos, música instrumental, mil coisas que adoro e nessa, resolvo escutar de novo o CD da Jackie Hecker chamado “Isso e Aquilo”. É incrível como me identifico com o repertorio dela. Posso mesmo dizer que seguimos a vida ouvindo as mesmas coisas e criando as mesmas referencias, é impressionante!

Estou na cozinha com minhas massas e o disco segue engatando uma perola na outra...é muito bonita a voz dessa moça...de uma afinação perfeita, mas principalmente de uma força interpretativa gerada na delicadeza do timbre...Pode parecer dicotomia, mas é isso que me soa... força e delicadeza em um contraste que alimenta a alma de quem está ouvindo. Fico emocionada várias vezes... E o repertorio…fico achando que ela convive comigo desde que nasci na musica, mas acabamos de nos conhecer!

Arranjos lindos do Alain Pierre, que assina também uma das mais belas canções do disco, chamada “Mantra”. Vou ouvindo aquelas músicas lindas todas, de vários compositores que adoro: Iso Fischer, Guilherme Rondon, Dori Caymmi, Paulinho Tapajós, Cláudio Nucci, Mauricio Maestro, Zé Renato, Yuri Poppof, Vitor Ramil... chego até “Beneficio”, do Zé Renato e com a participação dele, num dueto inspirador e resolvo parar com a cozinha pra pegar o encarte e ler atentamente tudo: quem fez o que, quem tocou aonde, me dou conta de que Alain reina absoluto em praticamente todas as faixas com participações de outras feras complementando os arranjos.

Sigo lendo tudo, até que dou com o texto escrito pela própria Jackie contando o processo de feitura do disco. Aí despenco em choro profundo, quando vou percebendo como a gente rala pra transformar sonho em realidade nesse reino “independente” em que habitamos, mas como conseguimos produzir belezas! Claro que sempre contamos com a ajuda  dos amigos especiais que compram nossos barulhos e investem também suas energias  e assim conseguimos concretizar os projetos.

Contando com essa ajuda fundamental de gente como Alain e muitos outros, Jackie conseguiu produzir lindamente sua primeira grande obra. E que venham outras muitas, porque a voz  e o bom gosto de Jackie Hecker merecem cada vez mais espaço e mais a nossa admiração!


Dezembro de 2006

11 comentários:

  1. Nada a acrescentar. Só assinar embaixo!
    Jackie é tudo isso mesmo e se você não ouviu ainda o Isso e Aquilo, trate logo de preencher essa lacuna no seu coração. Depois me conta se eu - e a Mari, é claro! - não temos razão.

    ResponderExcluir
  2. Ô amiga, fortaleceu!!! :-)
    Adorei a visita e a mensagem. Já viu o post ai de baixo? O texto você já conhece, mas agora está "na rede" e ilustrado!
    Beijos e venha sempre, quero brincar por aqui agora ;-)

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, delícia de ler, gostoso como uma fruta doce! E deu uma vontade danada de ouvir o CD, vou até checar se é o que ganhei quando ela cantou no Sarau... aquele show e CD eu gostei demais, foi quando a conheci! Um beijo enorme e parabéns pelo Blog!! Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Juliana Sucupira, grande cantora, grande presença aqui no meu blog!
    Obrigadissima, minha flor, pela visita e pelo comentário!
    Falo exatamente do CD que você ganhou no Sarau da Repsol. O lindo "Isto e Aquilo", que é um dos mais bonitos que já ouvi.
    Ouça novamente, que ele tem sempre um frescor de primeira audição.
    Um beijo enorme

    ResponderExcluir
  5. Marianna, por favor você poderia parar de me emocionar? Você já sabe que o meu coração não é lá essas coisas... Li e reli o seu texto sobre a Jackie Hecker. Primeiramente, eu declaro confirmada a minha percepção que você escreve extremamente bem. E isso já acontecia, pelo menos, desde 2006, data do lindo texto, rsrs... Segundamente, eu gosto muito desse disco da Jackie, ouvi-o muitas vezes na estrada nas minhas viagens diárias a Campinas, anos atrás. Quantas vezes também não fiz esse roteiro que você descreve: parar o que estava fazendo, ler o encarte inteirinho de um disco, inclusive os agradecimentos, os textos todos que estão publicados no livretinho e, muitas vezes, me emocionar.

    Anteontem mesmo, publiquei um post da Eliseth Cardoso cantando "Sei lá, Mangueira", com o acompanhamento do Zimbo Trio, originário de um programa inesquecível da TV Cultura de 1970. Nos comentários, o meu sobrinho Bruno citou outra interpretação da Divina com o acompanhamento do Rafael Rabello, que o havia fascinado. Disse a ele que existe um disco só dos dois, o "Todo o Sentimento", que é uma pérola, aproveitei para ouvi-lo novamente e reler o encarte. No texto há uma declaração do Chico Buarque que me desabou, em que ele escreve sobre a "Mãe de Todas as Cantoras"... Morri, como se diz hoje em dia... Mas, ressuscitei, o que me possibilitou ler o seu texto agora...

    Bom paro por aqui se não você exclui o meu comentário por excesso de caracteres... Porém, aproveito a oportunidade para pedir a Jackie que volte a gravar e que não demore tanto...

    Obrigado mais uma vez e sempre, Marianna, pela sua delicadeza! Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha ler esse comentário lindo aqui no blog, Eloy, muito obrigada por atender o meu pedido ;-)
    Um beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  7. Dá licença!! Emocionada fico eu ao ler todas essas palavras tão lindas a respeito do meu trabalho!! Quando lí o texto da Mariana, fiquei algum bom tempo em silêncio, pensando sobre cada detalhe escrito, e com certeza, subí mais um degrau em relação a convicção da minha escolha. Claro que é um caminho sem volta, mas se esse caminho não for vivido junto, ele poderá se tornar frágil, afinal, a gente canta também é principalmente, para chegar no coração do outro, e antes que chegue, vamos construindo intimamente toda uma criação, delicadamente. Aí, quando chega dessa forma como a Marianna descreveu, chega junto a luz, da qual nos alimentamos para continuarmos o caminho. Esse texto foi escrito no ano de lançamento desse trabalho, e até hoje me vale de inspiração para o próximo, que em breve vocês poderão compartilhar comigo!! Gratidão total!! ❤️

    ResponderExcluir
  8. Jackie flor! Delicia de mensagem e uma honra a sua visita!
    Saiba que somos todos seus fãs! Aguardamos com ansiedade seu próximo trabalho.
    Você me emociona sempre e "tamo junta", minha querida, no mesmo barco até o fim.
    Mil beijos com muito carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Quanta honra! A voz e a escritora de quem sou duplamente fã aqui no meu humilde espaço!!!!
      Muitos beijos, dona Andrea!

      Excluir

Translate